Ajude seu filho a descobrir que ele recebeu uma grande herança, de Deus: sua inteligência, vontade, memória, consciência, etc., enfim, seus talentos, e que Deus espera que ele faça-os crescer para o seu bem e o dos outros.
Mas ensine-o que a primeira coisa necessária para que se possa multiplicar esses talentos é aceitar-se como Deus nos fez. E que não podemos ficar apenas olhando para os problemas, numa espécie de introspecção mórbida, porque senão ele acabará não vendo as suas qualidades; e isto gerará complexo de inferioridade.
Muitas pessoas têm depressão porque não têm autoestima; isto é, não gostam de si mesmas. Isto é muito mau. E isto se reflete em toda a vida da pessoa, no seu humor, nos seus relacionamentos, na família, na vida conjugal, no trabalho, etc.Quem não gosta de si mesmo é porque ainda não descobriu os tesouros que Deus colocou em si. É preciso saber contabilizar os tesouros que Deus colocou em si. É preciso saber contabilizar os nossos talentos: inteligência, vontade, liberdade, dons artísticos, etc. Não podemos carregar um complexo de superioridade diante dos outros, mas também não temos a obrigação de carregar um complexo de inferioridade.
São Paulo disse que somos como que "vasos de barro", mas que trazemos um tesouro de Deus escondido aí dentro. (cf. 1Cor 4,7).
Eu não estou dizendo que devemos esconder os problemas, ou fazer de conta que eles não existem, não é isto. É preciso reconhecê-los e aceitá-los; e, com fé em Deus, e confiança em si mesmo, lutar para superá-los, sem ficar derrotado e lamuriando a própria sorte. Todos nós temos limites, mas, a primeira coisa necessária para superá-los é reconhecê-los com coragem, sem desânimo.
Mostre a seu filho que é exatamente quando vencemos os nossos problemas e quando superamos os nossos limites, que crescemos como pessoas humanas.
Prepara-0 para não ter medo dos seus problemas, eles existem para serem resolvidos. Todo problema tem solução, e quando um deles não tem solução, então, deixa de ser problema. O povo diz que "o que não tem remédio já está remediado". Às vezes é preciso saber aceitar com sabedoria uma dificuldade intransponível. Quando a água encontra a si mesma, até ultrapassá-la, ou então vai uscar outro caminho para seguir em frente. Na vida também é assim, sempre há saída; e para o homem com Deus, não há becos sem saída.
E nunca seja negativo com seus filhos.
Deus tem um desígnio para cada um de nós; uma bela missão a ser cumprida nesta vida, os pais devem ensinar a seus filhos que Ele lhes deu os talentos necessários para cumprir essa missão.
Professor Felipe Aquino - Canção Nova
Escola Poligonal (Educa e Cresce)
Nenhum comentário:
Postar um comentário